Ártemis
Ártemis
Ártemis é a deusa da caça, é uma deusa virgem e é irmã gêmea de Apolo, Ela é uma deusa lunar, representa castidade e é protetora dos partos, das crianças e dos animais selvagens, comumente aparece com um arco e flecha, uma lira, uma lança e acompanhada por um veado, que é um de seus animais sagrados, dentre outros está o urso, o javali selvagem, galinha d'angola e a codorna.
A virgindade de Ártemis é uma de suas principais características, pois a deusa escolheu permanecer casta e jamais amar ninguém, isso também era uma regra para as ninfas que viviam com ela em Arcádia. Em toda a história teve apenas um gigante que despertou seu encanto, ele era Órion, de notável beleza e habilidades de caça, há duas versões sobre a sua morte e nas duas ele morre pelas mãos Dela: na primeira, Apolo que estava enciumado pela irmã estar interessada em alguém, sabendo que Órion estava caminhando no Mar e que sua cabeça ultrapassava as ondas, desafiou a irmã a atirar uma flecha num objeto que flutuava a uma distância imensa deles, Ela que era abilidosa acertou em cheio, se dando conta que era a cabeça de Órion e que ela havia acabado de matá-lo, colocou-o no céu, dando origem à Constelação de Órion. Na segunda versão Ela o mata propositalmente, pois ele desafiou sua castidade, se insinuando para Ela, então Ela fez surgir do chão um escorpião que o matou com uma ferroada mortal, e transformou o animal num conjunto de estrelas, dando origem à Constelação de Escorpião.
Ártemis tem um epíteto que é A Brilhante, pois ela representa luz, em contraponto com seu irmão, o Deus Sol, ela é a Deusa Lua, iluminando o escuro da noite. Representa a vida selvagem, escolheu viver em Arcádia com suas ninfas já que é uma região montanhosa e próxima a floresta, estando perto à natureza e aos animais silvestres. À ela também é atribuída a fertilidade, apesar da escolha da castidade, sua mãe Leto teve um parto difícil, pois os gêmeos foram frutos de uma das traições de Zeus e Hera ficou furiosa, prendendo a deusa dos partos no Olimpo, mas a libertou dias depois, e então Leto conseguiu parir, Ártemis nasceu um dia antes do irmão, e ajudou sua mãe no parto dele, segundo alguns, daí vem as características de fertilidade e proteção Dela.
É uma das deusas que mais vemos sendo representada como protetora das mulheres, o que não é a toa, vendo sua história e sua personalidade, se tornou guardiã da passagem de menina para mulher, garantindo fertilidade e vitalidade, ela é protetora e acolhedora, mas também pode ser cruel e impiedosa se for contrariada, e é um ótimo arquétipo para se trabalhar a Mulher Selvagem interior.
Beatriz Abreu