As 4 Direções

4 Direções Sagradas

A visão da Roda da Medicina nos mostrou que cada uma das direções cardeais (Sul, Leste, Norte, Oeste) tem um Guardião do Espírito particular. Ao fazer sua jornada ao redor da Roda, é importante estar ciente do Guardião do Espírito que está ajudando você a qualquer momento. Este Guardião Espiritual é o espírito responsável por ensinar os filhos da Terra sobre o poder da direção, dos tempos, do mar, do aspecto humano que eles representam. As lições dos Guardiões do Espírito são as do poder em todas as suas formas e dos reinos etéreos.

À medida que os clãs elementares ajudam você a descobrir as ferramentas que descobrem seus verdadeiros talentos, os Guardiões do Espírito lhes dão o poder de trabalhar com esses talentos de uma maneira que possa trazer mais equilíbrio a você e à Terra.

Na Visão da Roda da Medicina, cada direção tem um Guardião do Espírito, um Espírito sendo responsável por ensinar às crianças da Terra o poder da direção. Cada uma das quatro direções cardeais e quatro colaterais,  tem qualidades e lições especiais para ensinar. À medida que você percorre a Roda da Medicina e fica nas luas de diferentes direções, é importante se abrir para essas lições, pois elas são espirituais e de poder.

Cada direção cardeal está associada a uma estação do ano e uma hora do dia. Cada um tem um totem animal e uma cor que representa seu tempo e estação. Neste Curso vamos trabalhar de acordo com a Roda do Hemisfério Sul. 

Na Direção Sul, Elemento Ar o Guardião do Espírito é Waboose; 

O Sul é o poder do Ar, que representa os ideais supremos. Quando um bebê nasce, ele recebe seu primeiro sopro de ar. Ar significa novos começos. Brisas suaves, ciclones, nuvens de poeira, ventos fortes, tornados, ventos quentes e frios são parte dos elementos do ar. Na natureza, o ar circula, movimentando, purificando. O ar levanta, estimula e expande. O ar são seus pensamentos. O ar é o poder da mente.

Na direção Leste, elemento Fogo o Guardião do Espírito é Wabun; 

 O fogo é, na medicina, o poder da transformação. Representa a alquimia que ocorre quando você se liberta do velho e adota o novo. Quando a madeira queima, muda de forma. O fogo muda antigos padrões e velhos hábitos. O Sol é a maior personificação, na natureza, do elemento fogo. O fogo das florestas, luz de velas, fogueiras e até ferrugem, que é uma forma branda de fogo, são todos manifestações do fogo na natureza. O fogo é radiação e energia vibrante; é a luz em transmutação. O fogo é o poder do espírito.

Na direção Norte, elemento Água o Guardião do Espírito é Shawnodese; 

O poder da Medicina do Norte é a Água, que representa sentimentos e emoções. É sua intuição e a profunda ligação com o emocional. É sua parte feminina. Quedas d'água, a grande força dos oceanos, mares serenos, rios de montanhas, chuvas suaves, chuvas torrenciais, bruma e nevoeiro, neve e gelo são todos Água na natureza. A água é fluida e calmante. A água é curadora. A água é o poder das emoções.

Na direção Oeste, elemento Terra o Guardião do Espírito é Mudjekeewis;

 A terra representa nossa estrutura e a solidez. É o poder do conhecimento interior que se liga à natureza, à terra. Ela permite que você estabeleça seu território em tempos difíceis. Ela é saúde e o alimento que você ingere. Na natureza, a terra é o chão que você vê, assim como as rochas e as profundas pedras encravadas na terra, e os pedregulhos, alguns dos quais você não vê. A terra engloba todas as coisas que têm suas raízes firmadas dentro dela, como as árvores e as plantas; é fertilidade, fartura e estabilidade. A terra é o poder físico. 

Cada Guardião dos Espíritos é responsável por trazer um dos ventos para a terra.

Waboose traz os ventos frios do Sul do inverno, que purificam a terra com sua intensidade e forçam a maioria das crianças da Terra a passar parte de seu tempo apenas se aquecendo, relaxando e se renovando. 

Wabun traz os cálidos ventos do leste da primavera, que nos acalmam, nos provocam e nos forçam a nos abrir para a iluminação e a pureza que a primavera nos traz. 

Shawnodese traz os ventos quentes do Norte do verão, que nos fazem abrir-nos totalmente ao crescimento que estes tempos podem trazer. 

Mudjekeewis traz as frescas brisas ocidentais do outono, que nos ajudam a entrar em nós mesmos e a encontrar nossas próprias forças e fraquezas.

Há três luas governadas por cada um dos Guardiões do Espírito, e as pessoas dessas luas compartilham as qualidades que cada direção lhes dá. Estas são as qualidades que podem ajudá-los a alcançar o mundo do espírito, a se abrirem mais plenamente aos poderes do universo.

Para ajudar a compreender e lembrar os Guardiões do Espírito e seus animais, esta seção começa com uma história que conta como cada animal foi associado à sua direção.

Sun Bear conta a lenda de como o Búfalo, a Águia, o Coiote e o Urso, começaram a ajudar os Espíritos Guardiões das Quatro Direções Cardeais:

Há muito tempo atrás, quando os animais podiam falar uns com os outros e com os humanos, os quatro “poderosos animais”  tiveram uma discussão. Cada um deles, sentia ser “o melhor” chefe do Conselho dos Animais. Isso causou mal estar geral no Conselho, onde o Urso, sempre havia sido o chefe. Ele tinha essa posição,  porque era forte e tomava boas decisões com suas irmãs e irmãos. Enquanto muitos animais sentiam que o Urso deveria continuar sendo o chefe, outros achavam que deveria haver um revezamento entre os candidatos.

Um dos candidatos era o Búfalo. Disse o Búfalo:

– Eu sou o mais forte e poderoso dos animais, eu me dou generosamente para todos os nossos irmãos e irmãs humanos, bem como para o Reino Animal. Eu mereço ser o chefe, devido a minha pureza de propósitos e habilidade em renovar todos aqueles que recebem os meus presentes.

O outro concorrente era a Águia, e disse:

– Eu voo mais alto do que qualquer uma das criaturas aladas. Vejo mais claramente. Voo mais perto do Grande Espírito, do que qualquer um deste Conselho. Por causa da minha claridade e pureza,  desejo ser o chefe do Conselho.

O outro candidato era o Coiote, que disse:

– Eu sou o mais habilidoso (malicioso) de todos os animais. Eu posso sobreviver em qualquer lugar. Tenho a habilidade para ensinar coisas a todos os que queiram ou não aprender. Por trazer o crescimento, eu desejo ser o chefe.

O Urso disse :

– Eu tenho grande respeito por meus irmãos que querem ser chefe, mas vocês não têm motivos para me substituir. Eu os tenho atendido sempre bem. Eu sou forte e ainda tenho sido sempre bondoso em minhas decisões. Sempre penso muito antes de decidir qualquer coisa a respeito de vocês. Desejo continuar servindo-os como sempre tenho feito.

Depois que os quatro poderosos animais terminaram suas falas, todos os outros animais tiveram a chance de falar no ”Bastão que Fala” , passado no círculo. Quando o ”Bastão que Fala” circulou por todos, ficou claro que os animais estavam divididos sobre quem deveria ser o chefe. Não havia consenso.  Todos sentiram-se mal, pois era a primeira vez que eles se desagregaram tão fortemente. Eles não sabiam o que fazer. Todos os Quatro Animais eram poderosos e tinham a Medicina que os qualificavam para serem chefes.

De repente, os ventos começaram a soprar fortemente em todas as Direções. Os animais tentavam passar algo para o Conselho na segunda rodada do “Bastão que Fala”, cada um tentava provar que o seu ponto de vista estava certo e o porque escolheram um dos animais como favorito, mas não conseguiam ser ouvidos devido ao forte som dos ventos. Finalmente fez-se o silêncio e quando todos preparavam-se para passar novamente o “Bastão que Fala” um dos “Espíritos Professores apareceu” no centro. Ele apareceu como um poderoso homem de meia-idade que chegou do Vento Oeste e falou fortemente:

– Eu sou Mudjekeewis , o Espírito Guardião do Oeste. Onde eu ando o Vento Oeste me acompanha. Muito tempo, antes de vocês terem nascido, eu decidi que poderia ser o “Chefe dos Guardiões das Direções. Como vocês; Águia, Urso, Búfalo e Coiote, nós mantemos as direções fortes. Nós somos crianças da mesma Mãe, e nós todos possuímos a força e sabedoria, específicos de cada um dos pais.

Ao invés de brigar sobre quem é mais forte e quebrar a “Lei da unidade ” nós decidimos, com ajuda da Nossa Mãe, á nos responsabilizarmos por um quarto da Roda Medicinal. Então, podemos usar nossas forças separadamente da melhor forma possível.

Agindo assim, nós tornamos a Roda forte em todas as Direções, e nos tornamos, em conjunto, mais fortes, por termos uma Direção definida para manifestar nossa força.

Eu fui escolhido pelo “Grande Um” para intervir neste Conselho dos Animais, e também ouvir vocês falarem. Por ter muitos anos de consenso, vim servir como elo. Isso porque nesta hora a Lei de Unidade entre os animais poderia ser quebrada se vocês brigassem. E não seria bom para as relações na Terra.

O “Grande Espírito” não quer que isso aconteça. Então, cada um de vocês vai fundir o seu poder, com o poder de cada Direção. Desta forma suas forças também vão ajudar a fazer a Roda forte, e cada um terá uma Direção específica a seguir.

Urso ! Você se fundirá comigo, com o Oeste, porque como eu, você é forte e pensa bastante antes de falar comigo sua pele será preta, como a noite com seus cabelos prateados para honrar as estrelas. Você permanecerá como chefe do Conselho Animal, assim como eu sou o chefe do Conselho dos Ventos.

Búfalo ! Você se fundirá com o poder de Waboose, na direção Sul (para o Hemisfério Sul), assim compartilhará das qualidades de renovação e sabedoria. Quando você trabalhar com Waboose, seu pelo será branco, como a cor das neves.

Águia ! Você se fundirá com o poder de Wabun na direção Leste (para o Hemisfério Sul). Com sua visão clara, ajudará a trazer consciência, pureza e iluminação. Quando você trabalhar com Wabun, você vestirá penas douradas, a cor do raiar do dia.

Coiote ! Você se fundirá com Shawnodese no poder da direção Norte, (para o Hemisfério Sul). Com sua habilidade para ensinar e sobreviver, você ajudará a trazer crescimento e confiança aos seres. Quando você trabalhar com Shawnodese, sua pele terá a cor do Sol do meio-dia, que fertiliza a Terra.

Então meus honrados amigos, sejam felizes agora com os presentes de poder do grande espírito, que foi dado a cada um de vocês. Cada um deverá servir da melhor forma, na Direção que está sendo dada, e poderão contribuir para a harmonia da Criação.

Existem variações da Roda Medicinal de acordo com cada tradição, tribos e etnias com relação a posição dos elementos, direções, estações tudo vai depender de quem montou a roda que esta sendo estudada, a geografia influência muito o posicionamento, isso vamos ver durante as aulas, a Roda que vamos estudar foi adaptada para o Hemisfério Sul, que é onde nos localizamos, essa adaptação foi feita por Leo Artese e vem sendo multiplicada por seus Multiplicadores, eu me incluo nessa missão.

Base de Estudo, Material dos Multiplicadores e Livro Espaço Sagrado Denise Linn