Dion Fortune

Dion Fortune

Violet Mary Firth Evans, que assinava sob o pseudônimo de Dion Fortune (inspirado pelo lema de sua família Deo, non fortuna), foi autora, psicóloga e ocultista galesa, nascida em Llandudno no Reino Unido no dia 6 de dezembro de 1890. Desde criança, Fortune já vivenciava experiências espirituais, alegava ter visões de Atlântida e ter lembranças de vidas passadas, segundo Kenneth Grant em sua obra O Renascer da Magia:

"Ela era uma órfã possuidora de uma constituição altamente sensível, o que a tornava receptiva às auras de lugares e pessoas; de forma que, quando jovem, ela era introvertida e dada a longos devaneios."

Mas um acontecimento de 1910 viria a levá-la a entrar de vez para o ocultismo, a princípio por sua área de estudo formal, a psicologia, Dion sofreu um ataque psíquico da diretora de uma instituição de ensino na qual trabalhava na época, o que a devastou mental e fisicamente, e a deixou em estado crítico por 3 anos, fato este contado em uma de suas obras mais famosas, a Auto-defesa Psíquica, cujos estudos e desenvolvimento foram inspirados por esse fato. Á essa altura, Dion já havia se filiado à Sociedade Teosófica, enquanto estudava na Universidade de Londres, e em 1919, afiliou-se a uma ordem que posteriormente viria a ser chamade de Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Dawn), onde, segundo Kenneth Grant, ao ser iniciada na ordem foi quando recuperou sua energia vital após o ataque psíquico sofrido citado anteriormente.

Casou-se com Penry Evans, um médico que também era interessado no ocultismo, e assim eles formaram a Fraternidade da Luz Interior, à qual ela se dedicou até o fim de sua vida. Dentre suas obras de ficcão mais famosas estão Os Segredos do Dr. Taverner, inspirada pelas experiências que teve com um místico irlandês que foi seu mestre, Theodore Moriarty, O Deus com Pés de Bode, Magia Lunar e Sacerdotisa do mar. Já nas obras de ocultismo temos a mais famosa e considerada por muitos seu magnum opus, A Cabala Mística, Auto-defesa Psíquica que foi citada anteriormente, Doutrina Cósmica, Magia Aplicada, Ocultismo Prático na Vida Diária, dentre outras.

Para magistas e ocultistas, Dion Fortune é uma fonte da qual vale muito a pena beber, ela trouxe estudos de misticismo muito profundos e ao mesmo tempo práticos, viveu em uma época na qual outros ocultistas se destacaram (Aleister Crowley, Austin Osman Spare, Gerald Gardner, Samuel Liddell MacGregor Mathers, etc) e ela é sem dúvida uma das mais influentes até os dias atuais, estamos falando de uma grande mulher que se destacou na comunidade mística que foi (e ainda é) extremamente machista, Fortune era dedicada ao seu caminho e nos deixou um ótimo acervo mágico, inclusive em seus romances.

 

Beatriz Abreu