Nuit
Nuit
Nuit é a deusa egípcia dos céus, filha de Shu e Tefnut e neta do deus sol Rá, era amante de seu irmão Geb, o deus da Terra, e os dois se amavam tanto que viviam perpetuamente abraçados, fora revelado a Rá que eles dariam a luz a uma criança que usurparia seu trono, a fim de evitar que essa profecia se cumprisse, Rá ordenou que Shu, o deus do ar, separasse eles, e então ele o fez, levantando Nuit até que ela ficasse longe o suficiente do amado, mas ela estava grávida mesmo assim, então Rá decretou que ela não poderia dar a luz em nenhum dos 360 dias do ano. Com a ajuda de Thoth que conseguiu fazer com que Khonsu, deus das fases da lua, desse um pouco mais de sua luz, criou mais 5 dias, e nesses 5 dias ela deu a luz a Osíris, Set, Ísis e Néftis.
Nuit era representada como uma mulher com o corpo estendido sobre a Terra, carregando nele as estrelas e todos os dias engolindo e parindo Rá, o Sol (em alguns mitos ela é mãe dele), era representada do lado de dentro dos sarcófagos, para proteger o espírito dos mortos e guiá-los de volta para o renascimento. Também é representada por uma grande vaca, e tanto nessa forma quanto na forma humana pode conter um vaso de água, representando o útero, ela é uma deusa que representa fertilidade.
Had. A manifestação de Nuit (Liber AL vel Legis, I:1)
Não podemos falar de Nuit e não citar seu papel na tradição Thelêmica. Thelema é um caminho filosófico e religioso idealizado por Aleister Crowley (1875 - 1947), no ano de 1904, durante sua lua de mel com sua primeira esposa no Cairo (Egito), através dela, Crowley recebeu de uma entidade chamada Aiwass um texto sagrado que chamamos de O Livro da Lei (nome original: Liber Al Vel Legis), este texto se divide em três capítulos, e o primeiro deles é uma mensagem de Nuit e o segundo de seu companheiro, Hadit. Em Thelema não tem como dissociar um do outro, Nuit e Hadit se completam, a grosso modo, Nuit é tudo que existe e Hadit são as possíveis formas de manifestação, segundo Crowley, Nuit é o "Espaço" e Hadit é o "total de tipos de possibilidades", já Kenneth Grant em O Renascer da Magia, descreve Nuit como "Consciência absoluta" e Hadit como "a manifestação da Consciência".
[...] Eu sou Espaço infinito, e suas Estrelas infinitas [...] (Liber AL vel Legis, I:22)
Nuit é uma Mãe Celestial, inicialmente era deusa do céu noturno, mas acabou se tornando uma divindade do céu diurno também, dessa forma ela é a totalidade das coisas, pois tudo o que existe está em seu corpo estrelado, O Universo, que nos abraça e protege, Ela é então uma força geradora e também, consequentemente, destruidora.